quarta-feira, 20 de junho de 2012

PROJETO DE APRENDIZAGEM

                                                                    EQUIPE DO MAESTRO




Esse é o momento em que cada série fará o planejamento de suas atividades considerando as peculiaridades dos docentes atendidos e o conteúdo programático do ano letivo.

a)    EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 1º ANO

ü  Adriana Araujo

ü  Maria Rosa

ü  Marlúcia Ranieri

ü  Sandra Maria

JUSTIFICATIVA:

Considerando que as práticas de leitura e a escrita estimulam diferentes aprendizagens e vivências enriquecedoras, a equipe escolar da EMEF “Maestro João Leite”, organizou autores e algumas de suas obras para serem referências ao longo dos bimestres do ano letivo de 2012, dentre os quais Maurício de Sousa e Ziraldo (1º Bimestre), Monteiro Lobato (2º Bimestre), Cecília Meireles (3º Bimestre) e Vinícius de Moraes (4º Bimestre).

                 A realização desse projeto mobiliza esforços da comunidade escolar para que as atividades de leitura e escrita sejam trabalhadas de forma criativa e prazerosa através dos recursos que as temáticas contidas nos textos dos autores trabalhados venham desencadear. Contudo, não se trata apenas de utilizar determinadas leituras para evocar assuntos, mas que elas em si mesmas, configurem-se em conteúdos de pensamento e ações interdisciplinares, bem como, no estímulo por excelência à capacidade leitora e escritora.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

¨      LÍNGUA PORTUGUESA:

I.              Avaliação diagnóstica inicial

II.            Habilidades básicas:

·         Comunicação verbal

·         Comunicação não verbal

·         Coordenação motora ampla

·         Discriminação visual

·         Percepção figura-fundo

·         Atenção e concentração

·         Discriminação auditiva

·         Análise – Síntese

·         Coordenação motora fina



III.           Gramática contextualizada

·         Alfabeto

·         Vogais



¨      MATEMÁTICA:

I.              Habilidades básicas

·         Orientação espacial /  lateralidade

·         Orientação temporal

·         Classificação

·         Sequência

·         Formas Geométricas

 

                              ·         Número e numeral (0 a 9)



¨      HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

I.              Identidade da criança

·         nome e sobrenome

·         idade

·         características físicas (alto, baixo, gordo, magro...)

·         seus gostos e medos



II.            Escola

·         nome da escola e da professora

·         caminho da escola

·         dia a dia na escola



III.           Família

·         nome do pai, da mãe ( relações interpessoais)

·         membros da família



IV.          Datas comemorativas



¨      CIÊNCIAS:

I.              Corpo humano

·         Partes do corpo

·         Órgãos dos sentidos



II.            Higiene

·         Corporal

·          Ambiental

·          Alimentar

·          Mental



METODOLOGIAS:

AVALIAÇÃO:

CULMINÂNCIA:

b)    EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 2º ANO

 Marta, Cínara, Antônia e Cristiane.

JUSTIFICATIVA: Considerando a faixa etária dos alunos de 2º Ano percebemos a necessidade de trabalhar os conteúdos de forma lúdica, utilizando os personagens de histórias infantis que são conhecidos dos mesmos numa perspectiva de aguçar o interesse dos mesmos pela leitura, pela escrita, e assim conhecerem as obras do Ziraldo e Maurício.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

¨      LÍNGUA PORTUGUESA:

I.              Avaliação diagnóstica inicial

·         leitura e escrita

II.            Habilidades básicas:

·         Comunicação verbal;

·         Coordenação motora ampla;

·         Percepção visual;

·         Percepção figura-fundo;

·         Atenção e concentração;

·         Percepção auditiva

·         Análise – síntese;

III.           Gramática

·         Alfabeto (maiúsculo e minúsculo)

·         Vogais e consoantes

·         Encontros vocálicos

¨      MATEMÁTICA:

I.              Habilidades básicas

·         Orientação espacial lateralidade

·         em cima / embaixo

·         esquerda / direita ...

·         Medidas e grandezas (grande, pequeno ,largo, estreito...)

·         Orientação temporal

·         Classificação

·         Seriação

·         Sequência

·         Formas geométricas:       

 




·         Numerais de 0 a 9 (leitura e escrita)

·         Antecessor e sucessor.

¨      HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

I.              Identidade do aluno:

·         Nome completo

·         Idade

·         Gostos, medos...

·         O dia a dia

II.            A família

·         Formação da família

·         Membros da família

·         Valores

III.           A escola

·          importância

·         dependências da escola

·         funcionários da escola

·         o caminho para a escola

IV.          Datas comemorativas

¨      CIÊNCIAS:

I.              O ser humano

·         Características físicas

·         Fases da vida

·         Partes do corpo

·         Órgãos dos sentidos



II.            Higiene

·         corporal

·         ambiental

·         alimentar



III.           Prevenção de doenças (dengue, verminose, gripe, micose, cárie, etc)



METODOLOGIAS:

AVALIAÇÃO:

CULMINÂNCIA:

c)    EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 3º ANO

ü  Edivane Fiel Ribeiro

ü  Maria da Conceição Martins Barroso

ü  Núbia de Souza Leite

ü  Zilda Pontes Almeida

JUSTIFICATIVA: Sabendo que o ato de ensinar é muito mais do que se propõe no planejamento, buscamos através das ações propostas no projeto de aprendizagem a identificação e as possíveis soluções para as dificuldades encontradas na leitura.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

¨      LÍNGUA PORTUGUESA:

                                              I.        Comunicação verbal

                                            II.        Percepção visual

                                           III.        Atenção

                                          IV.        Alfabeto

·         vogais

·         consoantes

·         ordem alfabética

                                           V.        Primeiro grupo de consoantes (sílabas simples)

·         B, C, D, F.

¨      MATEMÁTICA:

                                              I.        Numerais de 1 a 50

·         leitura e escrita

·         ordem crescente e decrescente

·         antecessor e sucessor

·         par e ímpar

                                            II.        Adição e subtração simples

                                           III.        Calendário

¨      HISTÓRIA E GEOGRAFIA:

                                              I.        O aluno – identidade

·         nome completo

·         características físicas, gostos medos, sonhos, idade, peso, altura, endereço, o dia a dia...

                                            II.        A família

·         formação da família

·         membros da família

                                           III.        A escola

·         importância, nome da escola, dos professores, atividades oferecidas pela escola)

                                          IV.        Datas comemorativas

¨      CIÊNCIAS:

                                              I.        O corpo humano

·         fases da vida

·         partes do corpo

·         órgãos dos sentidos

                                            II.        Higiene

·         Corporal

·         Mental

·         Alimentar

·         ambiental

                                           III.        Prevenção de doenças

·         dengue, gripe, verminose, cárie, micose...



METODOLOGIAS: Textos informativos, revistas, histórias em quadrinhos, contos (a hora do conto), biografia dos autores, trabalhos com tiras (Menino Maluquinho), mural, pintura, colagem,...

AVALIAÇÃO: Durante os encontros pedagógicos semanais verificaremos o que está sendo executado e/ou as modificações que deverão ser adotadas a fim de adequarmos o projeto às necessidades dos alunos.

CULMINÂNCIA: No dia 24/03/12 realizaremos apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala.

d)   EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 4º ANO

ü  Maria do Carmo Diniz

ü  Neuzarita Costa Martins

ü  Paulo Elias Pereira Costa

ü  Manoel de Jesus Sanches Vulcão Júnior



JUSTIFICATIVA: Sabendo que o ato de ensinar é muito mais do que se propõe no planejamento, buscamos através das ações propostas no projeto de aprendizagem a identificação e as possíveis soluções para as dificuldades encontradas na leitura. Estimulando a leitura dos alunos através das histórias contada pelo professor e ampliando conhecimento sobre os autores das obras em estudo.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

¨      LÍNGUA PORTUGUESA:

                                              I.        Gênero Textual

·         Lista

·         Bilhete

·         Carta

                                            II.        Gramática Contextualizada

·         Pontuação (.? ! , : -)

·         Segmentação de texto

·         Concordância verbal e nominal

·         Ordem alfabética

·         Classificação de palavras quanto ao número de sílabas

·         Substantivo (próprio e comum).

                                           III.        Ortografias:

·         R, RR, CE, CI, Ç, S (com som de z), SS, GE, GI, QU, GU 

                                          IV.        Histórias de tradição oral

·         Anedotas/Causos/Contos populares/Memórias, Contação de histórias, leitura dramática, jogral.

¨      MATEMÁTICA:

I.              Sistema de numeração decimal:

II.            Ordem e classe

III.           Valor absoluto e relativo

IV.          Composição e decomposição

V.           Números ordinais até 100

VI.          Números romanos

VII.         Adição simples e com reserva - Termos da adição

VIII.       Subtração simples e com recurso - Termos da subtração

IX.          Problemas envolvendo adição e/ou subtração.

X.           Sistema monetário.

¨      HISTÓRIA:

I.              Tucuruí

·         Origem

·         Primeiros habitantes

·         Bandeira e hino



¨      GEOGRAFIA:

I.              Tucuruí

·         Localização do município no Estado do Pará

·         Aspectos geográficos do município:

o   Vegetação

o   Hidrografia       

o   Relevo

o   Clima

¨      CIÊNCIAS:

                                              I.        Ser humano

                                            II.        Higiene e saúde

                                           III.        Doenças epidemiológicas; cuidados e prevenções. (dengue, malária, viroses...)

                                          IV.        Saneamento básico



METODOLOGIAS: Produção de texto (história em quadrinhos), leitura e interpretação de textos dos autores, atividades diversas, problemas lógicos, jogos educativos envolvendo os autores em estudo.

AVALIAÇÃO: Durante os encontros pedagógicos semanais verificaremos o que está sendo executado e/ou as modificações que deverão ser adotadas a fim de adequarmos o projeto às necessidades dos alunos.

CULMINÂNCIA: No dia  ­________realizaremos apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala.

e)    EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 5º ANO

ü  Deusa Maria Oliveira

ü  Mariza Soares Silva

ü  Tarcísio Bordó de Freitas

ü  Vanda Marçal Rodrigues



JUSTIFICATIVA: Sabendo que o ato de ensinar é muito mais do que se propõe no planejamento, buscamos através das ações propostas no projeto de aprendizagem a identificação e as possíveis soluções para as dificuldades encontradas na leitura. Estimulando a leitura dos alunos através das histórias contada pelo professor e ampliando conhecimento sobre os autores das obras em estudo.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

¨      LÍNGUA PORTUGUESA:

I.              Gênero textual

·         Lista

·         Carta

·         Bilhete

II.            Gramática contextualizada

·         Ordem alfabética (revisão).

·         Sinais de Pontuação (leitura e escrita)

·         Acentuação de palavras oxítonas

·         Artigo definido e indefinido

·         Substantivos: próprio, comum, primitivo, derivado, simples, composto e coletivo.

III.           Ortografia

·         R, RR, BR, CR, DR, FR, GR, PR, IR, VR, L e U, BL, CL, FL, GL, PL, TL, S, SS, S com som de Z, LE, LI, CH e X, NH... Porquês

¨      MATEMÁTICA:

I.              Sistema de numeração decimal (noções de ordens e classes, 1º, 2º, 3º e 4º).

II.            Números ordinais (até 1000) função, leitura e representação.

III.           Adição, subtração e multiplicação (multiplicador menor que 10).

IV.          Sistema Monetário- Noção de moeda e cifrão.

¨      HISTÓRIA:

I.              O que é História

II.            Elementos que compõem a história(homem, tempo e espaço)

III.           A chegada dos Portugueses ao Brasil.

¨      GEOGRAFIA:

I.              O que é Geografia (Física e humana).

II.            Brasil na América do Sul

III.           Divisão geopolítica brasileira. Aspectos naturais do Brasil (conceito: relevo, hidrografia, clima, vegetação).

¨      CIÊNCIAS:

I.              Higiene (corporal, mental, social e ambiental)

II.            Saúde e Saneamento (dengue, leptospirose, hepatite, verminose, tuberculose, hanseníase).

METODOLOGIAS: Produção de texto (história em quadrinhos), leitura e interpretação de textos dos autores, atividades diversas, problemas lógicos, jogos educativos envolvendo os autores em estudo.

AVALIAÇÃO: Durante os encontros pedagógicos semanais verificaremos o que está sendo executado e/ou as modificações que deverão ser adotadas a fim de adequarmos o projeto às necessidades dos alunos.

CULMINÂNCIA: No dia  ­________realizaremos apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala.






Nenhum comentário:

Postar um comentário