Esse é o
momento em que cada série fará o planejamento de suas atividades considerando
as peculiaridades dos docentes atendidos e o conteúdo programático do ano letivo.
a)
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 1º ANO
ü
Adriana
Araujo
ü
Maria
Rosa
ü
Marlúcia
Ranieri
ü
Sandra
Maria
JUSTIFICATIVA:
Considerando que as práticas
de leitura e a escrita estimulam diferentes aprendizagens e vivências
enriquecedoras, a equipe escolar da EMEF “Maestro João Leite”, organizou
autores e algumas de suas obras para serem referências ao longo dos bimestres
do ano letivo de 2012, dentre os quais Maurício de Sousa e Ziraldo (1º
Bimestre), Monteiro Lobato (2º Bimestre), Cecília Meireles (3º Bimestre) e
Vinícius de Moraes (4º Bimestre).
A realização desse projeto
mobiliza esforços da comunidade escolar para que as atividades de leitura e
escrita sejam trabalhadas de forma criativa e prazerosa através dos recursos
que as temáticas contidas nos textos dos autores trabalhados venham
desencadear. Contudo, não se trata apenas de utilizar determinadas leituras
para evocar assuntos, mas que elas em si mesmas, configurem-se em conteúdos de
pensamento e ações interdisciplinares, bem como, no estímulo por excelência à
capacidade leitora e escritora.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
¨
LÍNGUA PORTUGUESA:
I.
Avaliação
diagnóstica inicial
II.
Habilidades
básicas:
·
Comunicação verbal
·
Comunicação não verbal
·
Coordenação motora ampla
·
Discriminação visual
·
Percepção figura-fundo
·
Atenção e concentração
·
Discriminação auditiva
·
Análise – Síntese
·
Coordenação motora fina
III.
Gramática
contextualizada
·
Alfabeto
·
Vogais
¨
MATEMÁTICA:
I.
Habilidades
básicas
·
Orientação
espacial / lateralidade
·
Orientação
temporal
·
Classificação
·
Sequência
·
Formas
Geométricas
|
¨
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
I.
Identidade
da criança
·
nome
e sobrenome
·
idade
·
características
físicas (alto, baixo, gordo, magro...)
·
seus
gostos e medos
II.
Escola
·
nome
da escola e da professora
·
caminho
da escola
·
dia
a dia na escola
III.
Família
·
nome
do pai, da mãe ( relações interpessoais)
·
membros
da família
IV.
Datas
comemorativas
¨
CIÊNCIAS:
I.
Corpo
humano
·
Partes
do corpo
·
Órgãos
dos sentidos
II.
Higiene
·
Corporal
·
Ambiental
·
Alimentar
·
Mental
METODOLOGIAS:
AVALIAÇÃO:
CULMINÂNCIA:
b) EQUIPE
DE ELABORAÇÃO: 2º ANO
Marta, Cínara, Antônia e Cristiane.
JUSTIFICATIVA: Considerando a faixa etária dos alunos
de 2º Ano percebemos a necessidade de trabalhar os conteúdos de forma lúdica,
utilizando os personagens de histórias infantis que são conhecidos dos mesmos
numa perspectiva de aguçar o interesse dos mesmos pela leitura, pela escrita, e
assim conhecerem as obras do Ziraldo e Maurício.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
¨
LÍNGUA PORTUGUESA:
I.
Avaliação
diagnóstica inicial
·
leitura e escrita
II.
Habilidades básicas:
·
Comunicação verbal;
·
Coordenação motora ampla;
·
Percepção visual;
·
Percepção figura-fundo;
·
Atenção e concentração;
·
Percepção auditiva
·
Análise – síntese;
III.
Gramática
·
Alfabeto (maiúsculo e minúsculo)
·
Vogais e consoantes
·
Encontros vocálicos
¨
MATEMÁTICA:
I.
Habilidades
básicas
·
Orientação
espacial lateralidade
·
em cima / embaixo
·
esquerda / direita ...
·
Medidas e grandezas (grande, pequeno ,largo,
estreito...)
·
Orientação temporal
·
Classificação
·
Seriação
·
Sequência
·
Formas geométricas:
·
Numerais de 0 a 9 (leitura e escrita)
·
Antecessor e sucessor.
¨
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
I.
Identidade do aluno:
·
Nome completo
·
Idade
·
Gostos, medos...
·
O dia a dia
II.
A
família
·
Formação da família
·
Membros da família
·
Valores
III.
A
escola
·
importância
·
dependências da escola
·
funcionários da escola
·
o caminho para a escola
IV.
Datas
comemorativas
¨
CIÊNCIAS:
I.
O
ser humano
·
Características físicas
·
Fases da vida
·
Partes do corpo
·
Órgãos dos sentidos
II.
Higiene
·
corporal
·
ambiental
·
alimentar
III.
Prevenção
de doenças (dengue, verminose, gripe, micose, cárie, etc)
METODOLOGIAS:
AVALIAÇÃO:
CULMINÂNCIA:
c)
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 3º ANO
ü
Edivane
Fiel Ribeiro
ü
Maria
da Conceição Martins Barroso
ü
Núbia
de Souza Leite
ü Zilda Pontes Almeida
JUSTIFICATIVA: Sabendo que o ato de ensinar é muito
mais do que se propõe no planejamento, buscamos através das ações propostas no
projeto de aprendizagem a identificação e as possíveis soluções para as
dificuldades encontradas na leitura.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
¨
LÍNGUA PORTUGUESA:
I.
Comunicação
verbal
II.
Percepção
visual
III.
Atenção
IV.
Alfabeto
·
vogais
·
consoantes
·
ordem
alfabética
V.
Primeiro
grupo de consoantes (sílabas simples)
·
B,
C, D, F.
¨
MATEMÁTICA:
I.
Numerais
de 1 a 50
·
leitura
e escrita
·
ordem
crescente e decrescente
·
antecessor
e sucessor
·
par
e ímpar
II.
Adição
e subtração simples
III.
Calendário
¨
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
I.
O
aluno – identidade
·
nome
completo
·
características
físicas, gostos medos, sonhos, idade, peso, altura, endereço, o dia a dia...
II.
A
família
·
formação
da família
·
membros
da família
III.
A
escola
·
importância,
nome da escola, dos professores, atividades oferecidas pela escola)
IV.
Datas
comemorativas
¨
CIÊNCIAS:
I.
O
corpo humano
·
fases
da vida
·
partes
do corpo
·
órgãos
dos sentidos
II.
Higiene
·
Corporal
·
Mental
·
Alimentar
·
ambiental
III.
Prevenção
de doenças
·
dengue,
gripe, verminose, cárie, micose...
METODOLOGIAS: Textos informativos, revistas,
histórias em quadrinhos, contos (a hora do conto), biografia dos autores,
trabalhos com tiras (Menino Maluquinho), mural, pintura, colagem,...
AVALIAÇÃO: Durante os encontros pedagógicos
semanais verificaremos o que está sendo executado e/ou as modificações que deverão
ser adotadas a fim de adequarmos o projeto às necessidades dos alunos.
CULMINÂNCIA: No dia 24/03/12 realizaremos
apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala.
d)
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 4º ANO
ü
Maria
do Carmo Diniz
ü
Neuzarita
Costa Martins
ü
Paulo
Elias Pereira Costa
ü
Manoel
de Jesus Sanches Vulcão Júnior
JUSTIFICATIVA: Sabendo que o ato de ensinar é muito
mais do que se propõe no planejamento, buscamos através das ações propostas no
projeto de aprendizagem a identificação e as possíveis soluções para as dificuldades
encontradas na leitura. Estimulando a leitura dos alunos através das histórias contada
pelo professor e ampliando conhecimento sobre os autores das obras em estudo.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
¨
LÍNGUA PORTUGUESA:
I.
Gênero Textual
·
Lista
·
Bilhete
·
Carta
II.
Gramática
Contextualizada
·
Pontuação (.? !
, : -)
·
Segmentação de
texto
·
Concordância
verbal e nominal
·
Ordem alfabética
·
Classificação de palavras quanto ao número de
sílabas
·
Substantivo (próprio e comum).
III.
Ortografias:
·
R, RR, CE, CI, Ç, S (com som de z), SS, GE,
GI, QU, GU
IV.
Histórias de tradição oral
·
Anedotas/Causos/Contos populares/Memórias,
Contação de histórias, leitura dramática, jogral.
¨
MATEMÁTICA:
I.
Sistema
de numeração decimal:
II.
Ordem e
classe
III.
Valor
absoluto e relativo
IV.
Composição e
decomposição
V.
Números
ordinais até 100
VI.
Números
romanos
VII.
Adição
simples e com reserva -
Termos da adição
VIII. Subtração simples e com recurso - Termos da subtração
IX.
Problemas
envolvendo adição e/ou subtração.
X.
Sistema
monetário.
¨
HISTÓRIA:
I.
Tucuruí
·
Origem
·
Primeiros
habitantes
·
Bandeira e hino
¨
GEOGRAFIA:
I.
Tucuruí
·
Localização do município no Estado do Pará
·
Aspectos geográficos do município:
o Vegetação
o Hidrografia
o Relevo
o Clima
¨
CIÊNCIAS:
I.
Ser humano
II.
Higiene e saúde
III.
Doenças epidemiológicas; cuidados e
prevenções. (dengue, malária, viroses...)
IV.
Saneamento básico
METODOLOGIAS: Produção de texto (história em
quadrinhos), leitura e interpretação de textos dos autores, atividades
diversas, problemas lógicos, jogos educativos envolvendo os autores em estudo.
AVALIAÇÃO: Durante os encontros pedagógicos
semanais verificaremos o que está sendo executado e/ou as modificações que
deverão ser adotadas a fim de adequarmos o projeto às necessidades dos alunos.
CULMINÂNCIA: No dia
________realizaremos apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala.
e)
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: 5º ANO
ü
Deusa
Maria Oliveira
ü
Mariza
Soares Silva
ü
Tarcísio
Bordó de Freitas
ü
Vanda
Marçal Rodrigues
JUSTIFICATIVA: Sabendo que o ato de ensinar é muito
mais do que se propõe no planejamento, buscamos através das ações propostas no
projeto de aprendizagem a identificação e as possíveis soluções para as
dificuldades encontradas na leitura. Estimulando a leitura dos alunos através
das histórias contada pelo professor e ampliando conhecimento sobre os autores
das obras em estudo.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 1º Bimestre
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
¨
LÍNGUA PORTUGUESA:
I.
Gênero
textual
·
Lista
·
Carta
·
Bilhete
II.
Gramática
contextualizada
·
Ordem alfabética
(revisão).
·
Sinais de Pontuação
(leitura e escrita)
·
Acentuação de palavras
oxítonas
·
Artigo definido e indefinido
·
Substantivos: próprio, comum, primitivo, derivado, simples, composto e
coletivo.
III.
Ortografia
·
R, RR, BR, CR, DR, FR, GR,
PR, IR, VR, L e U, BL, CL, FL, GL, PL, TL, S, SS, S com som de Z, LE, LI, CH e X, NH...
Porquês
¨
MATEMÁTICA:
I.
Sistema
de numeração decimal (noções de ordens e classes, 1º, 2º, 3º e 4º).
II.
Números ordinais (até 1000) função, leitura e
representação.
III.
Adição, subtração e multiplicação (multiplicador
menor que 10).
IV.
Sistema
Monetário- Noção de moeda e cifrão.
¨
HISTÓRIA:
I.
O
que é História
II.
Elementos
que compõem a história(homem, tempo e espaço)
III.
A
chegada dos Portugueses ao Brasil.
¨
GEOGRAFIA:
I.
O
que é Geografia (Física e humana).
II.
Brasil
na América do Sul
III.
Divisão
geopolítica brasileira. Aspectos naturais do Brasil (conceito: relevo,
hidrografia, clima, vegetação).
¨
CIÊNCIAS:
I.
Higiene
(corporal, mental, social e ambiental)
II.
Saúde
e Saneamento (dengue, leptospirose, hepatite, verminose, tuberculose,
hanseníase).
METODOLOGIAS: Produção de texto (história em
quadrinhos), leitura e interpretação de textos dos autores, atividades
diversas, problemas lógicos, jogos educativos envolvendo os autores em estudo.
AVALIAÇÃO: Durante os encontros pedagógicos
semanais verificaremos o que está sendo executado e/ou as modificações que
deverão ser adotadas a fim de adequarmos o projeto às necessidades dos alunos.
CULMINÂNCIA: No dia ________realizaremos apresentação dos
trabalhos desenvolvidos em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário