JARDIM E ARTE NA ESCOLA
IDENTIFIÇÃO DA ESCOLA:
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MAESTRO JOÃO LEITE
DIRETORA:
MARIA ELVIRA PIZATE
VICE
– DIRETORA: ILDENIR
ENDEREÇO:
RUA B S/N – VILA PIONEIRA
CEP 68.455-000
BAIRRO:
VILA PIONEIRA
CORPO TÉCNICO:
SUPERVISORA:
ELIETE MIRANDA
ADRIANA ARAÚJO
PROFESSORA IDEALIZADORA DO PROJETO:
IVONE
LOPES
COORDENADOR DE ARTE:
VITAL
RAMOS
PROFESSORES COLABORADORES: MARCELO
MARTINS (E.R.E)
REGINALDO RIBEIRO (E.D)
NIVALDO SILVA
JAIRO
SOCORRO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
TÍTULO:
JARDIM E ARTE NA ESCOLA
PROJETO:
“PNEU EM AÇÃO”
CLIENTELA:
Alunos
do 1º ao 5º ano
1 Justificativa
Praticando
uma atividade com os alunos do 4º e 5º ano, na disciplina Arte, sobre o
conteúdo “O feio e o belo”, objetivou-se diagnosticar um espaço na escola para se
pudéssemos idealizar o projeto intitulado JARDIM E ARTE NA ESCOLA: PROJETO “PNEU
EM AÇÃO”, no qual se fará a relação teoria e prática, buscando ressignificar
uma área ociosa que foi detectada pelos alunos através de foto, coberta de
capim e restos de entulhos. Procurou-se medir o espaço que tem como largura
3,70 e de comprimento 12,50, lugar excelente para criarmos um lindo jardim,
utilizando-se o material reciclado pneu para transformar o feio em belo.
A
partir de então, passamos a buscar colaboradores para colocarmos a “mão na
massa”. Vale ressaltar que a idéia de ressignificar o lugar com vistas a
embelezar a escola surgiu da professora e dos alunos nesta atividade de campo.
Assim,
passamos a trabalhar interdisciplinarmente com as disciplinas Arte, Religião e
Educação Física.
2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Trabalhar
a questão ambiental de forma transversal, envolvendo as disciplinas de arte, ensino
religioso e educação física junto aos professores do 4º e 5º ano, os quais contribuirão com seus
ensinamentos específicos no que se refere à sensibilização e consciência
ambiental e sobre a importância da reciclagem na utilização do reaproveitamento
de pneu descartável.
2.2 Objetivos Específicos
Ø Envolver
alunos, professores, funcionários, pais com questões ambientais e incentivar a
participação cidadã na defesa do meio ambiente local, global por toda parte da
comunidade escolar com enfoque na melhoria da qualidade de vida e embelezamento
do ambiente escolar;
Ø Desenvolver um belo jardim ornamental
utilizando-se pneu e plantas ornamentais;
Ø Reaproveitar
pneus, garrafas pet, evitando a contaminação do ambiente;
Ø Trabalhar
interdisciplinaridade valorizando a criatividade dos aluno;
Ø Tornar
a aula mais atraente para os alunos;
Ø Propiciar
a socialização e o trabalho em equipe;
Ø Desenvolver
atitudes ecológicas nas crianças e adolescentes;
Ø Sensibilizar
os alunos para a problemática no entorno da escola;
Ø Melhorar
o ambiente escolar usando de maneira criativa o lixo pneu e pet;
Ø Preparar
os alunos para reutilização dos pneus e garrafas pet.
3 Metodologia
1º
passo- Utilizar os conteúdos ministrados na disciplina arte em sala de aula,
aproveitando os vídeos e à realização de visitas ao horto da Eletronorte e
cidade, o primeiro localizado na Vila Permanente e o segundo no bairro Beira
Rio.
2º
passo- Preparar os pneus e garrafas pet com lavagem junto às crianças das
turmas de 1º e 2º ano, o qual será realizado um evento intitulado “Banho de
Pneu”, com a participação do carro pipa com hora e data programada pela direção
da escola).
3º
passo- Fazer a limpeza do local e pintura.
4º
passo- Colocar terra e adubo orgânico no local onde será o canteiro.
5º
passo- A turma escolherá o que plantar.
6º
passo- Fazer cronograma de quem vai molhar os canteiros.
4 Recursos Humanos
Alunos do 1º ao 5º ano, professores e toda a
comunidade escolar, podendo ter envolvimento dos pais e comunidade.
5 Recursos Materiais
Pneus,
garrafas pet, enxadão, enxada, carro de mão, baldes, tintas (óleo e a base
d’água), pá, terra, sementes, adubo, seixos (1/2), água e xadrez coloridos,
rolo e pincel, tinner, arame (diversas espessuras), parafusos, bucha e
furadeira, regadores, mangueira, ciscadores.
6 Recursos financeiros
Realização
da parte prática (construção do jardim). Estará na responsabilidade da direção
da escola.
7 Avaliação
O
acompanhamento e avaliação serão realizados durantes o desenvolvimento das
atividades e implantação do projeto. Os resultados serão medidos através das
metas alcançadas.
8 Cronograma das ações
AÇÕES
|
fev
|
mar
|
abr
|
mai
|
jun
|
Meta e ação
|
x
|
||||
Pesquisa dos materiais
|
x
|
||||
Coleta dos materiais
|
x
|
x
|
|||
Cuidados com os materiais
|
x
|
||||
Aplicação do plano piloto
|
x
|
||||
Projeto em ação
|
x
|
||||
Projeto em ação
|
x
|
||||
Resultado do trabalho final
|
x
|
Organizando o espaço
Eu e a professora Ildenir que é a nossa vice-diretora
O sr. Manoel é o vigia da escola, dando sua contribuição
Professora de Educação Física Joerlene
Caixas de tomates recicladas
EU E A PROFESSORA DE ARTE IVONE
Professor Marcelo de Ensino Religioso colocando a mão na massa
Depois de tanto trabalho os alunos do 4º e 5º anos foram recompensados com um lanche ( pizzas e refrigerantes)
A turma com a professora de arte Ivone e a professora Marta Marques
Professoras: Deusa, Eliete, Edivane e Zilda
Professoras Adriana Araújo e Maria do Carmo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir